Psicologia no Trânsito

Psicologia no Trânsito

A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto. Desse modo objetiva-se entender o comportamento no trânsito.

Nesse sentido entende-se que essa é uma área em ascensão e que tem ampliado o seu universo de atuação com base no comportamento.

A psicologia do trânsito é uma “área da psicologia que investiga os comportamentos humanos no trânsito, os fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes que os provocam e o alteram” (Conselho Federal de Psicologia, 2000, p. 10).

Sua esfera de estudo é constituída de três sistemas principais: o homem, a via e o veículo. Sendo o homem o subsistema mais complexo e, portanto, tem maior probabilidade de desorganizar o sistema como um todo. Assim estuda os comportamentos humanos no trânsito englobando a todos os usuários, como pedestres, ciclistas e motoristas.

Portanto, essa e uma área que vêm crescendo e ganhando visibilidade no meio científico nos últimos anos, pois o psicólogo torna-se figura indispensável no entendimento do comportamento no trânsito, bem como nos processos de avaliação psicológica que são realizados, afim de estabelecer uma concessão no que diz respeito às práticas e direitos de conduzir veículos.

 

Simone Brufatto