Psicologia Clínica

Psicologia Clínica

Psicologia clínica é a área da psicologia que trata da saúde mental intervindo na prevenção, investigação, diagnóstico, prognóstico e tratamento de patologias ou questões que afetam a saúde mental dos indivíduos. Trata-se de um ramo da psicologia que atende as condições que podem gerar mal estar ou sofrimento.

O exercício da psicologia clínica é feito por psicólogos clínicos com especialização nesta área ou por psicoterapeutas ou psicanalistas.

O trabalho clínico geralmente é realizado em consultórios particulares, em postos de saúde e em instituições e inicia por uma avaliação, através de sessões avaliativas com o objetivo de obter-se dados sobre o motivo da procura, dados da história... com o próprio paciente no caso de adultos; com os pais no caso de crianças ou adolescentes. Esta avaliação também poderá ser realizada através de psicodiagnóstico (testes) quando necessário ou solicitado. Em seguida a esta avaliação elabora-se uma hipótese diagnóstica que é fundamental para a escolha do tratamento. Dependendo da linha teórica do profissional e de sua formação, a terapia poderá ser na linha: psicodinâmica (explicam os problemas psíquicos com base em conflitos inconscientes originados na infância e seu objetivo é a superação destes conflitos. Para isso elas procuram compreender o presente a partir do passado e trabalham com métodos interpretativos); cognitivo-comportamental (explicam os transtornos mentais baseadas na história de aprendizado do indivíduo e nas interações dele com seu meio, e têm por objetivo o restabelecimento das competências do paciente de controlar seu comportamento e de influenciar suas emoções e percepções. Apesar de também ter um olho voltado para o passado, este grupo de terapias se concentra sobretudo no presente e trabalha com métodos como treinamentos e condicionamentos); existencial-humanista (Esse tipo de terapia parte do princípio que todo ser humano possui em si uma força interna que, se não for impedida por influência externa, o conduz à sua plena realização. Elas explicam assim os transtornos psíquicos como fruto da incongruência entre a autoimagem e a experiência pessoal e buscam fomentar as forças de autorrealização do indivíduo. Esse grupo de terapias se concentra na experiência atual da pessoa e procuram métodos de trabalho que possibilitem ao cliente desenvolver-se de maneira congruente a suas necessidades); Familiar Sistêmica (esta terapia tende a compreender os problemas em termos de sistemas de interação entre os membros de uma família. Assim, os relacionamentos familiares são considerados como fatores determinantes para a saúde mental e os problemas familiares são vistos mais como um resultado das interações sistêmicas, do que como uma característica particular de um indivíduo).

A psicoterapia é uma das principais linhas de tratamento para qualquer assunto referente à mente.

O psicólogo clínico além do atendimento individual, quando habilitado, também poderá atender em terapia de casal, de família ou de grupo.

O psicólogo clínico contribui para o tratamento das perturbações mentais na medida em que ajuda o indivíduo a adquirir maior capacidade de análise e compreensão dos seus sentimentos e atitudes, assim como capacidade para reagir aos seus problemas e mudanças na vida cotidiana.

 

Antonieta J. C. Mantovani